Voltar para a página inicial.


 
 
11-JUL-2016 | Notícia
Boeing e Embraer Biocombustivel e pesquisas!
 

São José dos Campos, 08 de Julho de 2016 às 00h06.

Aeronave Embraer E170 será utilizada para testes de novas tecnologias

Divulgação

A Boeing e Embraer apresentaram nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, a aeronave que será utilizada pelas duas fabricantes no programa ecoDemonstrador, anunciado no ano passado.

O avião Embraer E170 receberá uma série de novas tecnologias relacionadas à preservação do meio ambiente que elevam a eficiência e o desempenho do setor em escala global. Os voos de teste serão realizados durante agosto e setembro.

Leia TambémEmbraer vai construir unidade de usinagem de metais em Taubaté
Troca de comando na Embraer repercute na imprensa especializada
Indústria da RMVale já perdeu 2.250 postos de trabalho em 2016
Com o programa, tecnologias ligadas à sustentabilidade ainda em desenvolvimento podem ser testadas em condições reais de voo, acelerando seu amadurecimento.

A atuação conjunta de Boeing e Embraer no programa de testes ecoDemonstrador é fruto de acordo firmado em junho de 2015, quando as empresas inauguraram um centro conjunto de pesquisa em biocombustíveis em São José dos Campos para realizar estudos com biocombustíveis e coordenar pesquisas com universidades e outras instituições brasileiras.

Novas tecnologias
Uma das inovações testadas por Boeing e Embraer será a incorporação da tecnologia que permite reduzir o ruído aerodinâmico gerado pela aeronave no momento de aproximação da pista de pouso.

Os testes também avaliarão o desempenho de uma tecnologia que poderá complementar a operação do sistema que fornece informações de altitude e velocidade da aeronave. O LIDAR (Detecção e Medição de Distância usando luz, na sigla em inglês) utiliza um sistema a laser para detectar com exatidão a velocidade, a temperatura e a densidade das partículas e moléculas de ar na atmosfera e a partir dessas informações, complementar os dados calculados pelo sistema atual.

Outra tecnologia testada será o desempenho do biocombustível para aviação produzido a partir da cana-de-açúcar. A inovação vem sendo pesquisada no Centro Conjunto de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação, mantido em parceria por Boeing e Embraer no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Durante o programa ecoDemonstrador também serão testadas a aplicação de pintura com uma nova tecnologia de tinta capaz de reduzir o acúmulo de restos de insetos e facilitar a remoção de gelo, fator que interfere diretamente no desempenho da aeronave durante o voo de combustível e emissões

 
[ Voltar ]
     
  Antigas  
Finetornos® - Todos os Direitos Reservados - Powered By: NW Mídia Marketing Digital